Notícias Brunetto

A Gestão é essencial para o Produtor Rural

Publicado em 27 de dezembro de 2019

A gestão da atividade está diretamente ligada ao sucesso de uma organização, no agronegócio não poderia ser diferente. Assim como em todos os setores produtivos, a gestão para o campo é fundamental.

O Brasil apresenta números que mostram como o agronegócio é importante para a sua economia, representando segundo o IBGE (2019), em torno de 20% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Os índices econômicos demonstram o crescimento, da quantidade produzida no país que em 2018 alcançou o valor bruto de R$614,01 bilhões, da área utilizada na exploração pelo setor e o do impacto nas exportações da produção brasileira, onde também em 2018, o agro representou em torno de 40% das exportações, desta forma colocando o país em ótimas posições no ranking do mercado mundial desta categoria.

Seguindo esse contexto, visualizamos que o mercado do agronegócio está constantemente evoluindo, esse desenvolvimento na economia reflete diretamente no dia a dia do Produtor Rural, que necessita estar atento a essas mudanças e acompanhar as novas tecnologias.

Porque investir na gestão?

Hoje no Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae (2019) a cada dez novas empresas cerca de seis fecham as portas por não utilizarem de técnicas de gestão em sua atividade. Para os produtores, o desafio de manter-se no mercado e ainda gerar lucros também vem crescendo e sem a gestão se torna uma tarefa difícil.

Culturalmente o Produtor rRural não busca a utilização de ferramentas gerenciais, e existem aqueles que possuem o hábito de falar a frase: “se colocar tudo na ponta do lápis, pagamos para trabalhar” e é justamente nesse sentido que as ferramentas e técnicas gerenciais podem inverter o cenário e auxiliar a condução da propriedade.

Ou seja, a falta de controles e monitoramentos da atividade rural podem levar ao estancamento dos lucros da produção, à falta de visão estratégica para conseguir melhores oportunidades de negócio e demais problemas.

Os benefícios da aplicação da gestão são inúmeros, e podemos listar os seguintes exemplos:

  • Aumento da produtividade;
  • Planejamento eficiente;
  • Tomada de decisões assertivas;
  • Diminuição do desperdício de tempo e de recursos;
  • Acompanhamento dos investimentos e financiamentos obtidos;
  • Análise dos resultados passados e projeções futuras e;
  • Aumento do lucro.

Em outras palavras, a gestão poderá proporcionar um aumento na qualidade da produção e dos resultados, uma maior velocidade nas tomadas de decisões, pois será possível visualizar as operações antes que ocorram os problemas, tornando assim a propriedade rural mais eficiente, logo será possível reduzir os seus custos.

Desta forma podemos visualizar que, o aumento da produtividade ocorre não somente pela aquisição de novas áreas, boas práticas de manejo, aquisição das melhores sementes, adubação dentre outros, mas como também é possível através da aplicação da gestão que registra e controla os resultados obtidos e prevê o futuro da propriedade rural.

É importante mencionar que a gestão atrelada à uma orientação contábil pode identificar e projetar as obrigações fiscais e tributárias do produtor que nos últimos anos também aumentaram, tanto para produtores pessoas físicas quanto para os que possuem CNPJ, como a inclusão do Livro Caixa Digital do Produtor Rural - LCDPR, a obrigação de emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica – NFP-e, a realização da Escrituração Fiscal Digital - EFD, assim como as alterações legislativas quanto ao Funrural, onde é relevante a presença de um profissional para auxílio frente a essas novidades, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

Como começar a implantar?

Todos os benefícios acima elencados são possíveis de serem obtidos através da organização da propriedade rural, colocando em prática rotinas e processos de controle.

É fundamental a definição dos objetivos da atividade, da identificação dos problemas encontrados e das metas e planos de ação para resolvê-los.

O primeiro passo nada mais é que o simples registro das entradas e saídas de dinheiro da propriedade, da organização e da guarda dos documentos que correspondem à movimentação financeira e dos estoques.

Depois de coletadas e organizadas, as informações podem apresentar os resultados reais da atividade desenvolvida pelo Produtor Rural. Sendo possível visualizar o resultado por safra, talhão, efetuar comparações e projetar os valores, analisar o ponto de equilíbrio e principalmente a viabilidade da produção.

Portanto, a gestão pode contribuir positivamente para o agronegócio, proporcionando uma administração eficiente, gerando além disso uma maior qualidade de vida ao produtor, diminuindo as suas preocupações e ocasionando clareza e crescimento nos seus resultados.

Se você é Produtor Rural e ainda não implantou a gestão na sua propriedade, busque ajuda profissional e tenha em mãos o controle total de seus resutaldos!

Amanda
Amanda Pimentel

Fontes:

Agropecuária Brasileira em Números; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dicas de gestão ajudam produtor a manter a sua atividade; Canal Rural.

Contate-nos

Cascavel / PR
Rua Fortaleza, 1140, Centro, CEP 85810-050
(45) 3322-2323

Vilhena / RO
Av. Capitão Castro, 3344, Sala 02, Centro (S-01), CEP 76980-150
(69) 3322-3485

brunetto@brunettocontadores.com.br

Mídias Sociais

Conheça e siga nossos canais. Interaja, fale conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Copyright © 2019 Grupo Brunetto & Contadores | Desenvolvido por Sitecontabil