Publicado em 14 de janeiro de 2020
A gestão da atividade está diretamente ligada ao sucesso de uma organização, no agronegócio não poderia ser diferente. Assim como em todos os setores produtivos, a gestão para o campo é fundamental.
O Brasil apresenta números que mostram como o agronegócio é importante para a sua economia, representando segundo o IBGE (2019), em torno de 20% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Os índices econômicos demonstram o crescimento, da quantidade produzida no país que em 2018 alcançou o valor bruto de R$614,01 bilhões, da área utilizada na exploração pelo setor e o do impacto nas exportações da produção brasileira, onde também em 2018, o agro representou em torno de 40% das exportações, desta forma colocando o país em ótimas posições no ranking do mercado mundial desta categoria.
Seguindo esse contexto, visualizamos que o mercado do agronegócio está constantemente evoluindo, esse desenvolvimento na economia reflete diretamente no dia a dia do Produtor Rural, que necessita estar atento a essas mudanças e acompanhar as novas tecnologias.
Hoje no Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae (2019) a cada dez novas empresas cerca de seis fecham as portas por não utilizarem de técnicas de gestão em sua atividade. Para os produtores, o desafio de manter-se no mercado e ainda gerar lucros também vem crescendo e sem a gestão se torna uma tarefa difícil.
Culturalmente o Produtor rRural não busca a utilização de ferramentas gerenciais, e existem aqueles que possuem o hábito de falar a frase: “se colocar tudo na ponta do lápis, pagamos para trabalhar” e é justamente nesse sentido que as ferramentas e técnicas gerenciais podem inverter o cenário e auxiliar a condução da propriedade.
Ou seja, a falta de controles e monitoramentos da atividade rural podem levar ao estancamento dos lucros da produção, à falta de visão estratégica para conseguir melhores oportunidades de negócio e demais problemas.
Os benefícios da aplicação da gestão são inúmeros, e podemos listar os seguintes exemplos:
Em outras palavras, a gestão poderá proporcionar um aumento na qualidade da produção e dos resultados, uma maior velocidade nas tomadas de decisões, pois será possível visualizar as operações antes que ocorram os problemas, tornando assim a propriedade rural mais eficiente, logo será possível reduzir os seus custos.
Desta forma podemos visualizar que, o aumento da produtividade ocorre não somente pela aquisição de novas áreas, boas práticas de manejo, aquisição das melhores sementes, adubação dentre outros, mas como também é possível através da aplicação da gestão que registra e controla os resultados obtidos e prevê o futuro da propriedade rural.
É importante mencionar que a gestão atrelada à uma orientação contábil pode identificar e projetar as obrigações fiscais e tributárias do produtor que nos últimos anos também aumentaram, tanto para produtores pessoas físicas quanto para os que possuem CNPJ, como a inclusão do Livro Caixa Digital do Produtor Rural – LCDPR, a obrigação de emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica – NFP-e, a realização da Escrituração Fiscal Digital – EFD, assim como as alterações legislativas quanto ao Funrural, onde é relevante a presença de um profissional para auxílio frente a essas novidades, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.
Todos os benefícios acima elencados são possíveis de serem obtidos através da organização da propriedade rural, colocando em prática rotinas e processos de controle.
É fundamental a definição dos objetivos da atividade, da identificação dos problemas encontrados e das metas e planos de ação para resolvê-los.
O primeiro passo nada mais é que o simples registro das entradas e saídas de dinheiro da propriedade, da organização e da guarda dos documentos que correspondem à movimentação financeira e dos estoques.
Depois de coletadas e organizadas, as informações podem apresentar os resultados reais da atividade desenvolvida pelo Produtor Rural. Sendo possível visualizar o resultado por safra, talhão, efetuar comparações e projetar os valores, analisar o ponto de equilíbrio e principalmente a viabilidade da produção.
Portanto, a gestão pode contribuir positivamente para o agronegócio, proporcionando uma administração eficiente, gerando além disso uma maior qualidade de vida ao produtor, diminuindo as suas preocupações e ocasionando clareza e crescimento nos seus resultados.
Se você é Produtor Rural e ainda não implantou a gestão na sua propriedade, busque ajuda profissional e tenha em mãos o controle total de seus resutaldos!
Fontes:
Agropecuária Brasileira em Números; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dicas de gestão ajudam produtor a manter a sua atividade; Canal Rural.
Cascavel / PR
Rua Fortaleza, 1140, Centro, CEP 85810-050
(45) 3322-2323
Vilhena / RO
Av. Capitão Castro, 3344, Sala 02, Centro (S-01), CEP 76980-150
(69) 3322-3485
Copyright © 2024 Grupo Brunetto & Contadores | Desenvolvido por Sitecontabil